The Crack-Up é um auto-retrato da ascensão e queda de um grande escritor. Misturando romance e realismo, o livro conta a história do percurso que foi de um êxito brilhante ao desesperante vazio, que atingiu Scott Fitzgerald aos 39 anos. Esta colecção dos principais ensaios de Fitzgerald fala-nos de um homem com o charme e talento que o tornaram um símbolo vivo da era do jazz, mas cuja imprudência o levou ao declínio.
«Brilhante, trágico… Fitzgerald explicou o declínio que o levou de grande romancista a mercenário de Hollywood. O resultado é um extraordinário estudo de carácter, sem reservas ou omissões.» [Time]
«A exaustão física e espiritual de Fitzgerald é descrita de forma brilhante; os ensaios são surpreendentes pela sua sinceridade.»
[The New York Review of Books]
«Ninguém pode proclamar que o leu sem ter lido The Crack-Up.»
[The New Leader]
«Alguma da sua melhor escrita.» [Library Journal]
«Começamos a entender a nossa particular afeição por este escritor. Não possuía armadura… Saltava directamente para o coração insensato de todas as coisas, como o fez na fonte do Plaza.»
[E. L. Doctorow]
«Doloroso, esclarecedor, instrutivo e de incalculável valor para todos os que se preocupam com a escrita.» [The Saturday Review]