A noção de intimidade em poesia é aqui contrastada com a de teatralidade. Alguns dos poetas incluídos neste livro parecem contrariar a ideia de poema como espaço de celebração conjunta de emoções (entre poeta e leitor de poesia). A intimidade parece, assim, estar algo às avessas com a ideia de poema enquanto domínio privilegiado para um entendimento ou uma educação sentimental recíproca (entre autor e leitor). De certo modo, nestes poetas a intimidade é estabelecida de forma algo contrariada, como uma espécie de virar de costas sedutor perante o leitor. Para esclarecer o que se pretende dizer com intimidade (e teatralidade) em poesia, estes dez ensaios inspiram-se não só em poemas, mas também na letra de um fado conhecido, num filme de Woody Allen e numa peça de Ibsen.
SOBRE O AUTOR:
Frederico Pedreira nasceu em Lisboa em 1983. Publicou Breve Passagem pelo Fogo (Artefacto, 2011), O Artista Está Sozinho (edição do autor, 2013), Doze Passos atrás (Artefacto, 2013), Um Bárbaro em Casa (Língua Morta, 2014), Presa Comum (Relógio D’Água, 2015), Fazer de Morto (Língua Morta, 2016), A Noite Inteira (Relógio D’Água, 2017), Uma Aproximação à Estranheza (INCM, 2017), A Lição do Sonâmbulo (Companhia das Ilhas, 2020) e Coração Lento (Assírio & Alvim, 2021). Colaborou na secção de cultura de alguns periódicos nacionais. Doutorou-se no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Venceu o Prémio INCM/Vasco Graça Moura na categoria de Ensaio (2016). O romance A Lição do Sonâmulo recebeu o Prémio de Literatura da União Europeia 2021 e o Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz/Fundação Millennium bcp 2021.