«A partir da rejeição da hipótese mitológica tornou–se necessário explicar os sonhos. As condições da sua origem, a sua relação com a vida mental no estado de vigília, a sua dependência dos estímulos que se impõem à percepção durante o estado de sono, as muitas peculiaridades do seu conteúdo que chocam o pensamento desperto, a incoerência entre as suas representações e os afectos com elas relacionados, finalmente o seu carácter fugaz, a maneira pela qual o pensamento desperto os descarta como algo estranho a si e os mutila ou apaga da memória — todos estes e ainda outros problemas exigem, há muitos séculos, soluções que até hoje não foram apresentadas satisfatoriamente. Mas no primeiro plano deste interesse encontra–se a questão do significado dos sonhos, questão que encerra um duplo sentido. Em primeiro lugar, ela interroga sobre o significado psíquico do sonho, sobre a sua posição relativamente a outros processos psíquicos e sobre uma eventual função biológica que ele possa ter; em segundo lugar, ela procura descobrir se o sonho é interpretável, se o conteúdo de cada sonho individual possui um “sentido”, tal como estamos acostumados a encontrar noutras composições psíquicas.»
Psicopatologia da Vida Quotidiana
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