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HENRIQUE IV – Parte I

17.00  15.30 


Gualter Cunha
9789896413668
07/13
184
15,3 x 23,3 cms
Capa Dura
480 gr

«Sir John Falstaff, criado em Henrique IV — Parte I, mantido em Henrique IV — Parte II e feito personagem central, diz-se que a pedido da Rainha Isabel I, em As Alegres Comadres de Windsor, tornou-se de facto uma das mais célebres figuras da imensa galeria dramática de Shakespeare. A grande popularidade das duas partes de Henrique IV deve-se principalmente a esta personagem, tendo em inícios do século XVII o seu nome chegado mesmo a substituir o nome do Rei no título das peças. Falstaff é uma daquelas raras personagens literárias que adquirem vida própria, concentrando em si as atenções e subalternizando nesse processo os textos de onde provêm, sendo vários os testemunhos de encenações, nos séculos XVIII e XIX, que desvalorizam a acção e as personagens históricas da peça em função do relevo dado à principal personagem cómica. Outro sinal desta projecção de Falstaff para fora dos seus limites literários consiste na aglutinação de cenas das peças onde ele intervém de molde a construir uma outra obra onde ele é personagem principal, como acontece com a ópera Falstaff, de Verdi, ou com o filme Chimes at Midnight (intitulado Falstaff em Inglaterra), de Orson Welles.»

Da Introdução


«Sir John Falstaff, criado em Henrique IV — Parte I, mantido em Henrique IV — Parte II e feito personagem central, diz-se que a pedido da Rainha Isabel I, em As Alegres Comadres de Windsor, tornou-se de facto uma das mais célebres figuras da imensa galeria dramática de Shakespeare. A grande popularidade das duas partes de Henrique IV deve-se principalmente a esta personagem, tendo em inícios do século XVII o seu nome chegado mesmo a substituir o nome do Rei no título das peças. Falstaff é uma daquelas raras personagens literárias que adquirem vida própria, concentrando em si as atenções e subalternizando nesse processo os textos de onde provêm, sendo vários os testemunhos de encenações, nos séculos XVIII e XIX, que desvalorizam a acção e as personagens históricas da peça em função do relevo dado à principal personagem cómica. Outro sinal desta projecção de Falstaff para fora dos seus limites literários consiste na aglutinação de cenas das peças onde ele intervém de molde a construir uma outra obra onde ele é personagem principal, como acontece com a ópera Falstaff, de Verdi, ou com o filme Chimes at Midnight (intitulado Falstaff em Inglaterra), de Orson Welles.»

Da Introdução

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