Sedução, Conspiração, adaptado ao cinema por Ang Lee (realizador de O Tigre e o Dragão e O Segredo de Brokeback Mountain) é uma história de amor e espionagem, que decorre em Xangai durante a II Guerra Mundial.
Durante a ocupação japonesa, duas vidas se cruzam: a de Wang Chia-chi, uma jovem estudante activa na resistência, e a do Sr. Yee, uma importante figura política que trabalha para o governo japonês. Entre festas de chá em Xangai e interrogatórios secretos, ambos se envolveram nas complicadas políticas da guerra – e numa mútua atracção que se tornou maior do que esperavam.
Sedução, Conspiração retrata a Xangai dos anos 40, ao mesmo tempo que descreve a pulsação erótica de uma relação amorosa condenada.
«Uma escritora deslumbrante e única.»
New York Times Book Review
«A escrita sensual de Chang contém elementos tanto da China como dos Estados Unidos; o sombrio e rigoroso mundo regido pela tradição e o futuro irresistível, mas cruamente iluminado.»
Los Angeles Times
«Exímia na arte do conto… O mundo de Eileen Chang é um lugar lúgubre e misterioso, onde as pessoas procuram encontrar o caminho no amor, mas onde muitas vezes falham perante as pressões da família, tradição e fama.»
The New Yorker
Eileen Chang nasceu em Xangai, em 1920. Estudou Literatura em Hong Kong, mas regressou à sua terra natal em 1941, durante a ocupação japonesa, onde publicou duas obras, Romances (1944) e Written on Water (1945). Mudou-se para os Estados Unidos em 1955, onde continuou a escrever. Morreu em Los Angeles, em 1995.