Baseando-se em mais de uma década de investigação, Kate Crawford expõe a IA como tecnologia de exploração, não apenas dos recursos da terra ou dos empregados de baixa qualificação, mas também dos dados de cada ação e expressão, contribuindo para o aumento de desigualdades económicas e sociais. Para tal, Crawford oferece-nos uma perspetiva material e política sobre o que é necessário fazer.
Este é um relato urgente do que está em jogo numa altura em que as empresas de tecnologia recorrem à IA, de forma exponencial, para remodelar o mundo.
Nomeado um dos “Cinco Melhores Livros a Ler sobre a IA” pelo The Wall Street Journal.
“Uma obra-prima.” [Karen Hao, MIT Tech Review]
“Expõe o lado sombrio da IA. […] Uma investigação meticulosa e uma escrita soberba.” [Nature]
“Uma visão abrangente da IA […]. Uma contribuição oportuna e urgente.” [Science]
“Revela os custos ocultos da IA, desde o consumo de recursos naturais até aos custos mais subtis para a nossa privacidade, igualdade e liberdade.”
[New Scientist, “Melhores Livros do Ano”]
“Uma perspetiva valiosa sobre vários exageros em torno da IA, assim como um manual útil para o futuro.” [Financial Times]
“Este incisivo livro demonstra repetidamente que a inteligência artificial não nos chega como um deus ex machina, mas sim através de uma série de práticas extrativas e desumanizadoras que a maioria de nós desconhece.”
[The New York Review of Books]
SOBRE A AUTORA:
Nascida em 1974, Kate Crawford é uma investigadora, escritora, compositora, produtora e académica que estuda as implicações sociais e políticas da inteligência artificial. Trabalha em Nova Iorque como investigadora principal na Microsoft Research (Social Media Collective), é cofundadora e ex-diretora de investigação do AI Now Institute da NYU, professora convidada no Center for Civic Media do MIT, senior fellow no Information Law Institute da NYU e professora associada no Journalism and Media Research Centre da University of New South Wales. É também membro do Global Agenda Council on Data-Driven Development do Fórum Económico Mundial.