A Travessia tem por cenário os ranchos do Sul dos EUA durante os anos que antecederam a II Guerra Mundial e narra as aventuras de Billy Parham, de dezasseis anos, e do seu irmão mais novo, Boyd.
Fascinado por uma ardilosa loba que tem atacado a propriedade da família, Billy captura o animal. Mas, ao invés de o matar, parte em busca da sua origem — as montanhas do México — com o intuito de o devolver ao seu ambiente natural.
No regresso, Billy depara-se com um mundo irreversivelmente mudado. A perda da sua inocência tem um preço e, mais uma vez, o horizonte brilha com a sua desoladora beleza e cruel promessa.
«McCarthy escreve prosa tão límpida como uma bala que atravessa o ar, constrói contos tão poderosos como irresistíveis. São histórias sobre pessoas tão reais como as terras que habitam, tão perturbantes como os rituais de que fazem parte.»
[Daily Telegraph]
«Os admiradores de Belos Cavalos quase não precisam de ser encorajados… McCarthy fala-nos no tom entusiasmante e apocalíptico de um profeta do Velho Testamento.»
[Sunday Telegraph]