«Shakespeare inscreve, assim, num padrão trágico o segmento da história inglesa que contém a ascensão e queda de Ricardo III (Lull 90, 96-8), sendo que se trata do segmento final e decisivo do conflito que ficou conhecido por “Guerras das Rosas”, uma prolongada querela dinástica pelo trono de Inglaterra que, na segunda metade do século xv, opôs as casas de York e Lancaster, heraldicamente identificadas (respectiva- mente) por uma rosa branca e uma vermelha. (…)
Ricardo, duque de Gloucester no início e Rei Ricardo a partir do meio da acção, é enfaticamente destacado dos outros agentes do processo histórico que compõem a galeria de personagens desta peça pela determinação que o define e pelo enorme ascendente verbal que o dramaturgo lhe confere — aferível pelos seus triunfos retóricos sobre outras personagens, bem como (quantitivamente) pela percepção de que um terço do texto da peça está na sua voz.»
Da Introdução
RICARDO III
«Shakespeare inscreve, assim, num padrão trágico o segmento da história inglesa que contém a ascensão e queda de Ricardo III (Lull 90, 96-8), sendo que se trata do segmento final e decisivo do c…
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